Pular para o conteúdo principal

Fatores que influenciam no financiamento de um imóvel




Além da regra dos 30%, existem outros pontos que podem influenciar no seu financiamento e torná-lo apto ou não para comprar um imóvel. Veja alguns.

Relacionamento com o banco

Como dissemos, os juros são itens fundamentais quando o assunto é financiamento de imóvel. E a taxa deles pode variar dependendo do grau de relacionamento que você possui com o banco.

Para as pessoas que já são correntistas ou fazem transações com o banco, por exemplo, é possível conseguir taxas de juros mais atrativas, fazendo com que você não precise ter uma renda tão alta.

FGTS
O Fundo de Garantia também pode ser usado para financiar um imóvel, abatendo o valor total do que deverá ser financiado ou reduzindo o valor das prestações. Mas para ter esse direito é preciso:

– ter, no mínimo, 3 anos de carteira assinada (esse período não precisa ser contínuo);

– não ter nenhum financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em nenhuma localidade do país;

– não ser proprietário de nenhum outro imóvel residencial na mesma cidade onde pretende comprar seu novo imóvel;

– trabalhar ou residir no município onde está localizado o imóvel.

O bem a ser comprado também precisa seguir alguns critérios, como estar dentro do limite máximo de valor definido pelo SFH (que varia de tempos em tempos), ser um imóvel urbano e destinado a moradia. Além disso, o imóvel não pode ter sido objeto de operação com FGTS nos últimos 3 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Funciona o Minha Casa Minha Vida?

Para ajudar quem vai comprar um imóvel novo, o governo criou o Minha Casa Minha Vida.  Com o objetivo de proporcionar ao cidadão brasileiro condições de acesso a moradia própria. Não são todos que podem participar do projeto, pois são aceitas somente famílias com rendas a partir de R$ 7 mil reais. A partir disso, o programa tem 4 maneiras diferentes para cada faixa de renda Pagar uma parte do imóvel para você Pagar uma parte da entrada do financiamento (subsídio) Reduzir o valor do seguro que é cobrado em um financiamento habitacional Oferecer taxas de juros menores, isso diminui o valor das parcelas do financiamento.   Agora que você ja conhece, entre em contato com um de nossos consultores para saber onde você se encaixa!

Documentos necessários para comprar um imóvel

Para aquisição de um imóvel, você precisa estar com sua documentação em dia. Preste atenção nos requisitos e se organize o máximo que puder. ⠀ Você terá que apresentar os seguintes documentos :  - RG - CPF - Certidão de estado civil - Comprovante de renda atualizado - Certidões negativas - Certidão de quitação de tributos federais (caso você seja comerciante).  Assim como o imóvel precisa ter todas as documentações de registros e legalidade, o comprador também segue a mesma regra do porte de documentos. Esteja atento e facilite seu processo de compra. ⠀

Autônomo pode financiar imóvel?

Autônomo: como comprovar renda no financiamento É possível conseguir a aprovação do banco por meio da sua declaração do Imposto de Renda e da apresentação de extratos bancários na sua conta. C onfira! Deixar de pagar aluguel e conquistar a casa própria é um sonho possível para todos, inclusive para quem trabalha como autônomo! Não ter vínculo empregatício ou carteira assinada por uma empresa não significa que você não pode entrar em um financiamento. É possível comprovar renda e se organizar para deixar esse processo mais fácil. Gostou da ideia? Então, confira oito dicas que aumentam suas chances de ser aprovado em um financiamento! 1. Deposite em uma conta bancária todo o dinheiro que você ganha e aguarde seis meses para usá-la como comprovação de renda Essa dica vale principalmente se você tem mais de uma fonte de renda. Com o extrato de movimentação da sua conta, o banco consegue comprovar que você recebe o dinheiro que declarou ter quando pediu o fi